15/10/2008

Sobe e Desce Bolsista


Uma visitante deste blogue, a Andreia, comentou não perceber nada sobre os mercados bolsistas. Cá para mim 90% dos investidores nada ou mais percebem! Bom não será tanto assim, porém para quem, como eu, acompanha minimamento o desempenho bolsista e também pouco ou nada sabe, só consegue tirar uma conclusão:

90% de quem investe na bolsa age irracionalmente sem ter verdadeira consciência do real valor das cotadas, pois só desse modo se explicam tamanhas oscilações. Esta semana é o exemplo do que quero dizer, pois a maioria das empresas cotadas não precisavam das múltiplas reuniões inter-governamentais do fim-de-semana para se valorizarem. Por outro lado, o dia de hoje é apenas o resultado do comportamento de especuladores que durante segunda e terça compraram acções em saldo e hoje aproveitaram para vender tendo em média ganhos de 5%.

Não diria que a bolsa segue um modelo irracional mas antes um modelo comportamental baseado em histerismos e pensamentos em massa esses sim, em parte irracionais.

2 comentários:

Andreia do Flautim disse...

Apesar de não perceber nada da bolsa, concordo contigo. Acho que aquilo é um bocado uma coisa assim para o irracional!

Márcio disse...

Sinceramente, também nunca percebi como é que é e qual é a essência dos mercados bolsistas...

Será do género de bwin.com? Pois... talvez!